quinta-feira, julho 28, 2011

Capela Pombo – o interior

Esta postagem, continuação da anterior, mostra alguns dos elementos ornamentais existentes no interior da Capela Pombo.
Na parede dos fundos, está implantado um retábulo que, assim como a fachada, tem características tardo-barrocas.
No alto da composição retabular, há um par de volutas que convergem para o centro e ladeiam a cartela composta de aconcheados, em cujo centro está um monograma mariano.
Abaixo da cartela, há um resplendor com uma pomba, representando o Espírito Santo, entre raios e nuvens.
Comuns à obra landiana, as guirlandas de flores estão presentes nessa composição, pendentes dos capitéis jônicos.
 
Duas pequenas cabeças de anjos existem no conjunto: uma acima da cartela de aconcheados e a outra coroando o nicho central do altar.
Outro elemento marcante desse retábulo e que é visto em outros exemplos na obra do arquiteto é o pilar coroado por uma espécie de placa formada por duas volutas convergentes, espécie de assinatura do artista e elemento herdado de seus mestres bolonheses. O fuste desses pilares possuem, assim como nos pilares da fachada, bossagens com motivos geométricos.
Um rebuscado ornamento formado por um elaborado jogo de volutas está localizado sob o nicho central do retábulo. Hoje, o elemento está parcialmente encoberto pelo crucifixo a sua frente.
As conchas são elementos recorrentes nessa ermida. Além das já citadas, compondo a cartela no retábulo, são encontradas ainda nos arcos das portas que ladeiam o altar e também nas paredes laterais do edifício.
No alto das paredes laterais, há falsos nichos, coroados por frontões (em arco com segmentos de reta laterais) interrompidos por um conjunto formado por uma concha, sobre a qual há um elemento floral.
Interessante composição é encontrada ainda nas paredes laterais nas quais uma moldura em arco - falsa porta - é coroada por segmentos de frontão possuindo, na lateral, elementos avolutados que se assemelham a orelhas.
Ao longo do friso do interior da capela, há tríglifos. Os tríglifos, elementos comuns aos entablamentos dórico e toscano, foram utilizados por Landi quase sempre sem as métopas, o elemento escultórico. Na fachada, vista na postagem anterior, os tríglifos são alternados com rosetas; no interior, a métopa é lisa. Pendentes dos tríglifos, há cinco gotas.
As bases dos pilares do interior da capela mostram o recurso do bulbo, que o arquiteto utilizou em outras obras, em particular nos retábulos. Na fachada, como visto na postagem anterior, o recurso foi utilizado com folhas de acanto, compondo o bulbo.
 
Para ver a trajetória da Capela Pombo visite: http://70.32.107.157/revistas/read/arquitextos/10.109/48

Nenhum comentário:

Postar um comentário