quinta-feira, julho 28, 2011

Capela Pombo – o interior

Esta postagem, continuação da anterior, mostra alguns dos elementos ornamentais existentes no interior da Capela Pombo.
Na parede dos fundos, está implantado um retábulo que, assim como a fachada, tem características tardo-barrocas.
No alto da composição retabular, há um par de volutas que convergem para o centro e ladeiam a cartela composta de aconcheados, em cujo centro está um monograma mariano.
Abaixo da cartela, há um resplendor com uma pomba, representando o Espírito Santo, entre raios e nuvens.
Comuns à obra landiana, as guirlandas de flores estão presentes nessa composição, pendentes dos capitéis jônicos.
 
Duas pequenas cabeças de anjos existem no conjunto: uma acima da cartela de aconcheados e a outra coroando o nicho central do altar.
Outro elemento marcante desse retábulo e que é visto em outros exemplos na obra do arquiteto é o pilar coroado por uma espécie de placa formada por duas volutas convergentes, espécie de assinatura do artista e elemento herdado de seus mestres bolonheses. O fuste desses pilares possuem, assim como nos pilares da fachada, bossagens com motivos geométricos.
Um rebuscado ornamento formado por um elaborado jogo de volutas está localizado sob o nicho central do retábulo. Hoje, o elemento está parcialmente encoberto pelo crucifixo a sua frente.
As conchas são elementos recorrentes nessa ermida. Além das já citadas, compondo a cartela no retábulo, são encontradas ainda nos arcos das portas que ladeiam o altar e também nas paredes laterais do edifício.
No alto das paredes laterais, há falsos nichos, coroados por frontões (em arco com segmentos de reta laterais) interrompidos por um conjunto formado por uma concha, sobre a qual há um elemento floral.
Interessante composição é encontrada ainda nas paredes laterais nas quais uma moldura em arco - falsa porta - é coroada por segmentos de frontão possuindo, na lateral, elementos avolutados que se assemelham a orelhas.
Ao longo do friso do interior da capela, há tríglifos. Os tríglifos, elementos comuns aos entablamentos dórico e toscano, foram utilizados por Landi quase sempre sem as métopas, o elemento escultórico. Na fachada, vista na postagem anterior, os tríglifos são alternados com rosetas; no interior, a métopa é lisa. Pendentes dos tríglifos, há cinco gotas.
As bases dos pilares do interior da capela mostram o recurso do bulbo, que o arquiteto utilizou em outras obras, em particular nos retábulos. Na fachada, como visto na postagem anterior, o recurso foi utilizado com folhas de acanto, compondo o bulbo.
 
Para ver a trajetória da Capela Pombo visite: http://70.32.107.157/revistas/read/arquitextos/10.109/48

sexta-feira, julho 22, 2011

Capela Pombo - a fachada

A pequena Capela de Nosso Senhor dos Passos, a Capela Pombo, implantada na segunda metade do século XVIII, no antigo bairro da Campina, Centro Histórico de Belém, no Pará, tem sua concepção projetual atribuída ao arquiteto italiano Antônio Landi, por comparação com outros monumentos comprovadamente de sua autoria.
Foi mandada construir pelo Coronel Ambrósio Henriques, importante proprietário de terras, senhor de engenhos, para servir a sua família, que residiu no sobrado ao lado.
Não seria errôneo afirmar que, nessa pequena ermida, Landi mostrou vários dos muitos ornatos que utilizou em seus trabalhos: uma espécie de resumo de sua obra. Esta postagem apresenta alguns desses elementos presentes na fachada da edificação, uma composição retabular, simétrica, de linhas essencialmente tardo-barrocas.
A fachada é coroada por um elemento retangular ladeado por volutas formando espécies de aletas, composição que irá se repetir em muitas obras de Landi, em particular, nos retábulos. Ladeando esse conjunto, há segmentos de frontões e sobre esses, vasos-fogaréu, que também irão se repetir com certa frequência na obra landiana.
O friso existente na fachada é ornado com tríglifos alternados com rosetas.
A janela central à fachada é marcada por pilastras cujos fustes são decorados com bossagens* em forma de anéis e estrelas, semelhantes a elementos das cenografias dos Bibiena, os mestres bolonheses de Landi. Os pés das pilastras são envolvidos por folhas de acanto compondo bulbos, recurso recorrente na obra landiana.
Sobre a porta, há um frontão triangular ladeado por segmentos de reta, o conjunto repousa sobre mísulas em forma de volutas, vistas de frente e de lado. Sobre a porta, há um conjunto formado por volutas e uma concha.
A linha curva em combinação com a linha reta é uma constante na obra landiana e, nesse monumento, isso também ocorre. Na fachada, há duas situações de destaque: no frontão e na verga da janela.

Na postagem seguinte, trataremos dos elementos ornamentais do interior da capela.
Para mais detalhes a respeito da Capela Pombo visite: http://70.32.107.157/revistas/read/arquitextos/10.109/48
__________
* Bossagem é o tratamento dado ao revestimento de pedra de uma superfície parietal, deixando os blocos em relevo; abossadura, almofadado, relega, rusticação (HOUAISS, 2007). Parte saliente de pedra bruta ou talhada, deixada propositadamente numa parede ou numa coluna para receber escultura ou servir de ornamento Disponível em: <www.hostdime.com.br/dicionario/bossagem.html>. Acesso em: 20/05/2008)

quarta-feira, julho 13, 2011

Volutas e platibandas

Uma das recomendações do Código de Posturas implantado pelo intendente Antônio Lemos em Belém na virada do século XX, com o intuito de evitar que as águas pluviais fossem despejadas nas calçadas, foi a obrigatoriedade do uso de calhas para a coleta daquelas, não apenas nas novas edificações, mas em todas as que passassem por reformas. Para encobrir esse elemento, passou a ser utilizado um anteparo nas fachadas das edificações - a platibanda.
Observa-se, nas edificações provenientes desse período, um ornato arrematando essas platibandas lateralmente e formado, em geral, por um par de volutas desenvolvidas em sentidos diferentes e unidas entre si por um elemento que pode ser em curva ou um misto de linhas curvas e retas.
A seguir, são apresentados alguns dos exemplos ainda encontrados nos bairros do Comércio, do Reduto e de Batista Campos, em Belém, e reunidos em três grupos:
a) duas volutas ligadas por um elemento curvo;
 
 
 b) duas volutas unidas por trechos de arco ligados, por sua vez, por um segmento de reta;
 
 
 
 c) as duas volutas, quando existem, apresentam apenas o contorno da espiral sem o seu desenvolvimento, sendo um elemento mais simples e limpo.
Com o primeiro grupo, acreditamos ser possível fazer um paralelo com a aleta utilizada por Antônio Landi em alguns de seus trabalhos, em particular nos frontões de igrejas e retábulos, conforme visto nos exemplos a seguir.
 
Detalhe do frontão da Igreja da Sé

 Detalhe do retábulo do Santíssimo / Igreja da Sé

Detalhe do retábulo do transepto / Igreja do Carmo

Detalhe do Sacrário para a Igreja de Santana

Detalhe do altar-mor da Igreja de São João Batista

Fonte das imagens: Domingos Oliveira, jan/2011 e desenhos de Antônio José Landi na Biblioteca Nacional do Brasil.

quinta-feira, julho 07, 2011

Ornatos landianos - o filme

Este filme foi apresentado antes da minha defesa de Dissertação do Mestrado em Artes do ICA/UFPA, em fevereiro de 2011. Mostra alguns dos desenhos de Antônio José Landi, em sua maioria produzidos no período em que morou em Belém. A trilha sonora: Sinfonia n.º 3 em mi bemol maior (Op. 55) (Heróica), de Beethoven.
Obs.: dada a baixa qualidade das imagens, melhor não colocar em tela cheia

quarta-feira, julho 06, 2011

Molduras

Na postagem anterior a esta, fizemos referência, entre outros, aos elementos sob a forma de volutas existentes na parte superior de algumas molduras de portas e janelas da denominada Casa Rosada. Voltamos ao tema mostrando outros exemplos do mesmo ornato.
As duas primeiras imagens são detalhes internos da Igreja de Santana. A primeira, da moldura de uma porta localizada na nave do templo; a segunda, de um salão ao lado da nave.

A pequena e preciosa Igreja de São João Batista tem na porta de entrada uma moldura também com o ornato na sua forma invertida e com a presença da voluta.
As quatro imagens seguintes mostram detalhes da Igreja da Sé.
As duas primeiras referentes ao trecho superior da fachada, segundo registros documentais, de autoria de Antônio Landi. O elemento aqui aparece nas molduras de uma janela e do óculo.
Os dois exemplos seguintes, ainda da Igreja da Sé, são molduras de janelas das fachadas laterais do templo. Em ambos, o ornato foi utilizado na forma invertida, o primeiro, entretanto, sem o desenvolvimento da voluta, apenas seu contorno.
A seguir dois detalhes da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, respectivamente o detalhe de um dos altares laterais e a seguinte, de uma porta na nave do templo. Na primeira, o ornamento é visto na lateral da mesa do altar.
Interior de uma capela no Convento do Colégio Santo Antônio. Na imagem, uma das janelas existentes na lateral do altar principal da ermida e sua moldura com o elemento em questão na parte superior.
Detalhe da moldura da porta de acesso à Capela do Santíssimo na Igreja das Mercês. Nesse exemplo, é possível ver o ornato na versão sem a voluta e em sentido ascendente.
Nas imagens seguintes, detalhes do interior da Capela Pombo. O primeiro, o nicho no retábulo central; o segundo, uma moldura existente na parede lateral do monumento.
A elaborada moldura a seguir, pertence a um dos altares laterais da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
 Até aqui todos os exemplos são referentes a igrejas, mas o mesmo ornamento pode ser encontrado em edificações civis como os exemplos a seguir. O primeiro de uma residência, atribuída ao arquiteto Antônio Landi e localizada na Av. João Alfredo, bairro do Comércio.

O segundo, último exemplo desta série, é uma antiga residência localizada na Rua Félix Roque às proximidades da Igreja da Sé. A imagem, captada pelo historiador Robert Smith, mostra nos detalhes das molduras de portas os mesmos ornatos, tema dessa postagem. Hoje, essa edificação não mais existe.
Sabe-se lá quantos outros elementos ornamentais ficaram sem o devido registro fotográfico.

Imagens: Domingos Oliveira, 2009/2010 exceto a última, de Robert Smith.